Vídeo para assinantes - Assinar
Assistindo

LIVRE ARBÍTRIO

XXII Feira do Livro - Centro Oriente
01:07:23

LIVRE ARBÍTRIO

XXII Feira do Livro - Centro Oriente - 01:07:23

Para Ricardo Melo, falar sobre livre-arbítrio é falar sobre amor. Sem ele, a autonomia de pensar e agir é um risco. A palestra foi realizada em novembro, no Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla, em Belo Horizonte.

O ponto de partida é a história de Leonel, rígido inquisidor do século XV. Ela é narrada no livro Dramas da Obsessão, de Bezerra de Menezes com psicografia de Yvonne do Amaral Pereira. O episódio traz algumas lições. Uma é a atuação do perdão e do amor como elementos de ruptura dos ciclos de vingança. E outra é a intervenção limitada da vontade de Deus, que dá ao ser o direito de decisão.

Como ensinado em O Livro dos Espíritos, o homem não é máquina. Possui alguma liberdade sobre o próprio destino. E é nesse contexto que seus méritos são aferidos segundo as leis divinas. Ricardo Melo alerta para a importância da tomada de consciência. Ela é que possibilita tomar decisões para nosso aprimoramento. Ainda que sejam penosas e desconfortáveis. Evolui requer força de vontade e coragem de mudar.

Continuar lendo

Mais Episódios

CARIDADE E EVOLUÇÃO ESPIRITUAL

XXII Feira do Livro - Centro Oriente L - 01:12:45
ASSINANTES