J.O.A.N.A.S – ALGUÉM SE LEMBROU DE MIM

Documentários - 40min

Em 2015, Joana Tosta voltou à pátria espiritual. Deixou quatro filhas, nove netos e seis bisnetos. Também ficaram suas roupas, que couberam apenas em uma sacola. E uma saudade que não cabe em recipiente algum. É essa gratidão sem tamanho que dá o tom de J.O.A.N.A.S: alguém se lembrou de mim.

Karla Natário, diretora e idealizadora do documentário, é neta de Joana. A homenagem à avó se estendeu a outras mulheres que vivem condições especiais de maternidade. Todas transformaram suas vidas em um gesto perene de renúncia por amor aos filhos. Uma, cega, deu à luz e criou dois meninos. Outra, levava o filho com paralisia cerebral para terapia nos braços, por vários quilômetros.

Joana e o marido, Antônio, abriram a casa (alugada e humilde) para receber sobrinhos e netos depois de criarem as próprias filhas. Jamais se negaram a participar da formação dos pequenos apesar das dificuldades. Karla e dois primos contam essa história de família. História que é de inúmeras mães que se doaram e doariam o quanto fosse necessário. “E você, sabe o que alguém fez por amor a você?”

Continuar lendo